segunda-feira, 12 de julho de 2010

Suíça rejeita extradição e liberta Polanski

O Supremo Tribunal da Suíça rejeita o pedido de extradição feito pelos Estados Unidos e liberta o cineasta Roman Polanski, condenado por abusar sexualmente de uma menor de 13 anos, em 1977.

Aos 76 anos, Polanski é um diretor mundialmente famoso por filmes como O Bebê de Rosemary, Tess e O Pianista. Ele tem dupla nacionalidade, é francês e polonês. Foi detido em 26 de setembro do ano passado, quando foi ao Festival de Zurique receber um prêmio pelo conjunto da obra.

Em 1977, quando estava sendo processado nos EUA por manter relações sexuais com uma menina de 13 anos, ele chegou a confessar a culpa para receber uma pena mais branda, mas fugiu do país antes de receber a sentença condenatória.

Hoje, a ministra da Justiça, Eveline Widmar-Schlumpf, esclareceu que o tribunal da Suíça não entrou no mérito do escândalo sexual. Rejeitou a extradição por problemas técnicos no pedido.

As autoridades americanas não apresentaram os registros da audiência em que Polanski teria confessado a culpa e feito um acordo que o levou inclusive a passar por breve internação psiquiátrica.

Nenhum comentário: