Em mais um conflito comercial em meio à maior queda no comércio internacional das últimas décadas, a China aplicou tarifas antidumping de 5% a 35,4% às importações de ácido adípico dos Estados Unidos, da União Europeia e da Coreia do Sul, uma substância essencial à fabricação de nylon.
A medida foi anunciada hoje pelo Ministério do Comércio da China e entra em vigor nesta segunda-feira, 9 de novembro de 2009. O governo chinês acredita que a substância está sendo vendida abaixo do preço de custo, o que caracteriza o dumping.
É mais uma fricção entre as grandes potências. Na semana passada, os EUA e a China anunciaram um acordo para reduzir barreiras comerciais numa série de setores, como agricultura, alta tecnologia e turismo.
Mas, em setembro, o governo Barack Obama sobretaxou as importações de pneus chineses. A China retaliou aumentando as tarifas de importação de frango, automóveis e autopeças americanas.
No mês passado, o governo chinês aplicou tarifas antidumping de até 36% sobre importações de nylon dos EUA, da UE, da Rússia e de Taiwan.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário