O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair recomeçou nesta quinta-feira sua vida política, depois de deixar a residência oficial de 10 Downing Street no fim de junho, agora como enviado especial para a paz no Oriente Médio.
"Não precisamos de outra negociação fracassada", comentou a secretária de Estado, Condoleezza Rice. "Certamente precisamos da energia que Tony Blair pode trazer".
Nesta quinta-feira, Blair se reuniu com representantes do Quarteto: Estados Unidos, Rússia, União Européia e Nações Unidas. O tema foi o apoio do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para, nas palavras de Condoleezza Rice, criar um "parceiro palestino forte" para negociar a paz com Israel e um Estado palestino.
A aposta em Abbas implica isolar o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), ignorando sua enorme base de apoio, sobretudo na Faixa de Gaza, o que não é uma receita para a paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário