quarta-feira, 11 de julho de 2007

Reino Unido prepara dura resposta à Rússia

O governo do Reino Unido examina duras medidas contra a Rússia, que podem incluir a expulsão de diplomatas, em retaliação pela recusa a seu pedido de extradição do principal suspeito do assassinato de Alexander Litvinenko. Esse ex-agente secreto do KGB (Comitê de Defesa do Estado) foi envenenado em Londres com o elemento radioativo polônio-210 em novembro de 2003, e passou por uma agonia de 23 dias, num crime no estilo da Guerra Fria.

A dura resposta britânica deve ser anunciada já na próxima semana, assim que Moscou confirme oficialmente que não vai entregar Andrei Lugovoi, outro ex-agente do KGB, para ser julgado na Grã-Bretanha.

Nesta quarta-feira, a Rússia advertiu que as relações com o Reino Unido não podem ser "reféns" de uma questão de extradição. Kremlin declarou-se "extremamente surpreso" e alegou estar apenas cumprindo a Constituição russa, que proíbe a extradição de seus cidadãos.

Estava reagindo a ameaças de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico, que advertiu na terça-feira
que o Reino Unido vai rever suas relações com a Rússia.

"O governo está estudando várias opções. Há um processo em andamento nos quais essas opções estão sendo examinadas. Mas pode esperar que logo algo será anunciado ao Parlamento", declarou um alto funcionário do Whitehall. Pode ir de negação de visto para entrar no Reino Unido e redução da cooperação em áreas como educação, ação social e combate ao terrorismo à expulsão de diplomatas, outra tática das guerras de espiões da Guerra Fria.

Nenhum comentário: