A Bolsa de Valores de Wall Street sofreu na terça-feira, 24 de julho, sua maior queda desde março, depois que a Countrywide Financial, maior financiadora de casa própria nos Estados Unidos alertou que seus problemas de falta de pagamento dos empréstimos estavam indo além dos tomadores de segunda linha. Ao mesmo tempo, os lucros anunciados pela DuPont e pela American Express ficaram abaixado das previsões do mercado.
O Índice Dow Jones, que mede o desempenho das ações de 30 grandes empresas, caiu 226,47 pontos (1,6%), fechando em 13.716 pontos, com 29 das 30 ações em baixa.
Como a taxa de poupança nos EUA é baixa, uma crise de crédito que começou no setor habitacional, com o calote prestações de casa própria, pode se estender e contaminar outros setores da economia americana, que hoje depende da poupança externa, especialmente dos asiáticos, que financiam seu maior consumidor.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário