O presidente Vladimir Putin assinou o decreto que desobriga a Rússia de cumprir o Tratado sobre Forças Convencionais na Europa (CFE), de 1990, um dos importantes acordos internacionais que marcaram o final da Guerra Fria, limitando o número de tropas e tanques que os países podem manter entre o Oceano Atlântico e os Montes Urais.
Em nota, o Kremlin justificou a decisão por causa das "circunstâncias extraordinárias que afetam a segurança da Federação Russa e exigem a adoção de medidas inadiáveis".
Numa tentativa de recuperar o status de superpotência perdido com o fim da União Soviética, Putin resolveu, entre outras coisas, endurecer sua posição contra a expansão da Organização do Tratado do Atlântico (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos.
Putin reage ao chamado programa Guerra nas Estrelas 2, que pretende instalar uma rede de defesas antísseis cobrindo todo o planeta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário