A China está modernizando contínua e sistematicamente suas Forças Armadas, afirma um relatório produzido pelo Gabinete do Secretário da Defesa para o Congresso dos Estados Unidos, "está perseguindo uma ampla transformação de suas forças militarres a longo prazo para aumentar sua capacidade de projetar seu poderio, impedir acesso e dominar áreas".
O documento Poderio Militar da República Popular da China 2007 foi divulgado em 25 de maio e não está classificado. Traz, por exemplo, dos novos navios de guerra que a China está desenvolvendo para ter uma Marinha de águas profundas.
Tudo isso revela um desejo de ter um poderio militar à altura do crescente poder econômico da China e uma possível numa doutrina militar que sempre defensiva para quem sabe defender os interesses chineses longe de seu território,
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário