O presidente Vladimir Putin minimou a importância da guerra dos espiões entre o Reino Unido e a Rússia, chamando-a de minicrise nesta quinta-feira, quando seu governo anunciou a expulsão de quatro diplomatas britânico.
Foi uma retaliação pela expulsão de diplomatas russos pelo governo britânico porque a Rússia se nega a extraditar o ex-agente do KGB Andrei Lugovoi, acusado pelo assassinato do também ex-espião soviético Alexander Litvinenko, em novembro de 2006, em Londres.
"É necessário medir as ações com base no senso comum, respeitando os direitos legítimos dos parceiros e tudo estará bem. Penso que vamos superar essa minicrise", afirmou Putin.
A Rússia teria apenas reagido à expulsão de quatro diplomatas russos da Grã-Bretanha, anunciada na segunda-feira pelo ministro do Exterior, David Miliband, principal líder blairista no governo Gordon Brown.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário