domingo, 22 de julho de 2007

Governo ganha com ampla maioria na Turquia

O governo islamita da Turquia obteve uma vitória esmagadora nas eleições deste domingo, elegendo 342 deputados no parlamento, de 550 cadeiras, com 47% da votação. No discurso da vitória, o primeiro-ministro Recep Tayyp prometeu "defender os valores da república" e continuar tentando integrar o país à União Européia.

Mais de 80% dos 43 milhões de eleitores inscritos na Turquia participaram das eleições. Juntos, os dois partidos da oposição nacionalista e secularista conseguiram 34% dos votos.

Foi uma grande vitória para o Partido da Justiça e do Desenvolvimento, de Erdogan, de centro-direita, apoiado pelo mercado financeiro e por empresários conservadores. Como o governo assumiu o compromisso de levar a Turquia à União Européia, precisa continuar com as reformas econômicas liberalizantes.

Com raízes no islamismo político, o partido de Erdogan têm como importante base de apoio fora das grandes cidades, entre empresários muçulmanos socialmente e suas famílias na península da Anatólia, na parte asiática da Turquia. Durante décadas, eles se sentiram excluídos pela elite secularista, pelo kemalismo, a doutrina de Mustafá Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia, em 1923.

O Exército é o grande fiador do kemalismo. Nesse sentido, foi derrotado nas urnas.

Nenhum comentário: