Em seu primeiro encontro com o presidente George Walker Bush como primeiro-ministro britânico, Gordon Brown reafirmou nesta segunda-feira em Washington seu apoio à luta contra o terrorismo e a guerra na Iraque.
Como foi a ocupação do Iraque que derrubou seu antecessor, Tony Blair, Brown foi frio, numa mudança de Blair, que foi chamado de poodle de Bush. Falou de países e não de uma relação pessoal com o presidente americano, extremamente impopular nos Estados Unidos e no resto do mundo.
Brown e Bush prometeram cooperar ainda na luta contra a proliferação nuclear, na contenção do Irã, no controle do aquecimento global, no desenvolvimento da África, no combate ao genocídio em Darfur e na retomada das negociações de liberalização comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário