quarta-feira, 20 de novembro de 2019

EUA querem quatro vezes mais dinheiro para defender o Japão

O governo Donald Trump pediu ao Japão em julho que aumente a contribuição para financiar a presença de forças dos Estados Unidos no país, onde estão desde a Segunda Guerra Mundial, para US$ 8 bilhões por ano, dentro das negociações para renovar o acordo bilateral de defesa, que venceu em março de 2021, noticiou a revista Foreign Policy.

Desde a campanha eleitoral, Trump reclama que os EUA têm um culto elevado para proteger aliados ao redor do mundo e cobra um aumento nos orçamentos militares dos países onde mantêm soldados.

A mesma exigência está sendo feita à Coreia do Sul. O governo Trump quer cobrar 400% a mais do governo sul-coreano e se retiraram das negociações com o objetivo de pressionar Seul.

O Japão e a Coreia do Sul são os principais aliados dos EUA na região da Ásia e do Pacífico. São as pedras fundamentais da defesa estratégica dos interesses de Washington na região, com cerca de 50 soldados americanos no Japão e 28,5 mil na Coreia do Sul.

Com o aumento da competição estratégica com a China, é altamente improvável que os EUA queiram retirar suas forças da região, o que pode ser uma das exigência de um acordo de paz definitivo com a Coreia do Norte para desnuclearizar a Península Coreia e acabar com a Guerra da Coreia (1950-53).

Nenhum comentário: