sexta-feira, 22 de março de 2024

Conselho de Segurança vota proposta de cessar-fogo dos EUA

Depois de vetar três projetos de resolução desde o início da guerra, os Estados Unidos apresentaram uma proposta a ser votada hoje pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas determinando "um cessar-fogo imediato e sustentado", para proteger os civis, permitir a entrada de ajuda humanitária apoiar a libertação dos reféns. A Rússia sempre pode vetar, mas ficaria com o ônus de impedir a trégua.

A mudança de posição do presidente Joe Biden reflete crescentes divergências com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Há semanas, os EUA pedem proteção a civis inocentes, mais ajuda humanitária e uma trégua que deveria entrar em vigor em 10 de março para facilitar a libertação dos reféns sequestrados no ataque terrorista de 7 de outubro. As negociações para uma trégua foram retomadas hoje no Catar.

O risco para Israel é de um isolamento internacional ainda maior. Biden quer o fim da guerra e negociações para criar um país para o povo palestino. Netanyahu quer prolongar a guerra, enfraquecer Biden para ajudar o ex-presidente Donald Trump e adiar sua queda inevitável.

NOTA: A China e a Rússia vetaram a resolução proposta pelos EUA. O embaixador russo alegou que era muito politizada e não impedia Israel de realizar uma invasão terrestre da cidade de Rafá.

Nenhum comentário: