sábado, 9 de março de 2024

Hoje na História do Mundo: 9 de Março

PARTENON CONSAGRADO

    Em 432 antes de Cristo, o Partenon é consagrado em Atenas, na Grécia Antiga, como um templo dedicado à deusa grega Palas (Atena para os romanos), deusa da guerra, da inteligência e da justiça, e protetora da cidade.


O Partenon faz parte de um magnífico programa de reconstrução de Atenas no governo de Péricles depois da vitória nas Guerras Greco-Persas (492-449 AC), também chamadas de Guerras Médicas, quando a Acrópole é saqueada.

A construção do Partenon começa em 447 AC. É uma obra dos arquitetos Ictinos e Calícrates, sob a supervisão de Fídias, o grande escultor da Grécia Antiga. O edifício está erguido em 438 AC, quando  recebe uma estátua de Palas Atena em marfim e ouro feita por Fídias para o interior. A decoração exterior é concluída em 432 AC.

Seu mármore branco tem milênios. A maioria das esculturas é roubada em guerras e saques. Mas a estrutura permanece intacta.

Ao longo dos séculos, o Partenon, que inicialmente é também sede do Tesouro da Liga de Delos, vira igreja bizantina, catedral católica e mesquita. É usado como arsenal, um depósito de munição do Império Otomano na guerra contra a República de Veneza, quando uma explosão destrói parte da edificação, e as esculturas são saqueadas.

De 1801 a 1803, as esculturas que restavam das frisas do Partenon são removidas por Thomas Bruce, Lorde Elgin, e vendidas em 1816 ao Museu Britânico, onde estão expostas como os Mármores de Elgin. A Grécia reivindica a devolução deste tesouro histórico.

Durante a Guerra de Independência da Grécia (1821-32) contra o Império Otomano, é um quartel para o exército grego. Depois da independência, vira um local histórico, a grande atração turística de Atenas.

BATALHA DE COURAÇADOS

    Em 1862, durante a Guerra da Secessão ou Guerra Civil Americana (1861-65), a Batalha de Monitor e Merrimack, em Hampton Roads, no estado da Virgínia, é a primeira de couraçados e muda a história do combate naval.

O Merrimack é uma fragata convencional movida a vapor fabricada no Norte com 80 metros de comprimento e recebe uma blindagem de ferro. Um contemporâneo o descreve como um "teto de celeiro flutuante". Os sulistas o tomam num estaleiro em Norfolk, na Virgínia, e o rebatizam como Virginia.

Sob o comando do almirante Franklin Buchanan, um grupo naval liderado pelo Virginia acaba com uma frota de navios de madeira do Norte em Newport News, em 8 de março. Destrói a corveta Cumberland e a fragata Congress, com 50 canhões.

Com torres de tiro blindadas giratórias, o Monitor, o couraçado da União, tem 52,5 metros de comprimento. Tem uma concepção inteiramente nova na indústria naval.

Pouco depois das 8:00, o Virginia ataca o navio Minnesota, do Norte, e o Monitor aparece. Os dois navios passam um pelo outro. O Monitor é mais rápido e mais manobrável do que o Virginia, que é bem maior, mas é lento para recarregar.

Quando o Virginia atinge a cabine de comando do Monitor, o navio nortista se afasta. O Virginia volta a atacar o Minnesota. Mas, com pouca munição e uma rachadura no casco, o Virginia ruma para o estaleiro. Às 12:30, a batalha acaba.

A Batalha de Monitor e Merrimack marca o fim da era dos navios de madeira em combates navais e dá ao Sul a esperança de que possa romper o bloqueio naval do Norte. Durante a Guerra Civil, as forças da União bloqueiam os portos da Confederação para que o Sul não possa exportar algodão e contrabandear armas.

TÓQUIO SOB ATAQUE

    Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea dos Estados Unidos joga em dois dias 2 mil toneladas de bombas incendiárias em Tóquio, a capital do Japão, onde na imensa maioria das casas é de madeira e pega fogo, matando entre 80 e 130 mil civis japoneses na maior tempestade de fogo da história.

Pouco depois das cinco horas da tarde, 334 aviões bombardeiros B-29, as fortalezas voadoras, decolam de das ilhas de Saipan e Tinian, no arquipélago das Marianas, para atacar o bairro de Shitamachi. Alguns canhões são removidos para aumentar a velocidade e a capacidade de carga. Cada B-29 leva 7 tonelada de bombas.

A esquadra aérea chega ao alvo à 0h15 de 10 de março. Voando baixo, a cerca de 150 metros de altitude, despeja sua carga letal. Um vento de 30 nós ajuda a espalhar o fogo por toda a Tóquio. A população desesperada tenta fugir, mas está presa em ruas estreitas e casas de madeira. O bombardeio dura dois dias.

Nenhum comentário: