quarta-feira, 6 de março de 2024

Hoje na História do Mundo: 6 de Março

NASCE MICHELANGELO

    Em 1475, nasce em Caprese, na República de Florença o genial Michelangelo Buonarotti, um dos artistas plásticos mais importantes da história, que exerceu uma influência sem paralelo na escultura, na pintura e na arquitetura.

Michelangelo di Lodovico Buonarotti Simoni faz seu trabalho artístico por mais de 70 anos entre Florença e Roma, onde vivem seus grandes mecenas, a família Medici, que domina a política florentina, e os papas da Igreja Católica.

Entre suas obras mais importantes, estão as esculturas Baco, David, Pietà e Moisés, e a pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano.

QUEDA DO ÁLAMO

    Em 1836, depois de 13 dias de combates intermitentes, a Batalha do Álamo chega ao fim com a vitória do Exército do México sobre os revolucionários que lutam pela independência do Texas, num momento crucial da Revolução Texana.

Treze dias antes, em 23 de fevereiro, o ditador do México, general Antonio López de Santa Anna, manda cercar a Missão do Álamo, perto de onde hoje fica a cidade de San Antonio, ocupado pelos rebeldes desde dezembro de 1835. Mais de mil soldados mexicanos cercaram o Álamo.

Apesar da inferioridade numérica de 5 para 1, os comandantes James Bowie e William Travis decidem resistir. Entre os voluntários que defendem o Álamo, há médicos, fazendeiros e o deputado Davy Crockett, que lutou pela milícia do Tennessee.

Na madrugada de 6 de março, os mexicanos rompem a muralha e penetraram no Álamo. Nenhum dos defensores texanos sobrevive. 

A crueldade alimenta o desejo de vingança. Colonos e aventureiros de outras regiões dos EUA se juntam ao exército texano, que vence o mexicano na Batalha de São Jacinto, em 21 de abril de 1836, marco da vitória da Revolução Texana, embora até 1840 a Marinha dos EUA continue fazendo operações na costa mexicana. Em 1845, o Texas entra para a União.

Pouco depois, com a Guerra Hispano-Americana (1846-48), os EUA conquistam ao todo 41% do território mexicano.

TABELA PERIÓDICA

    Em 1869, durante reunião da Sociedade Química da Rússia, o químico russo Dimitri Mendeleiev apresenta a primeira tabela periódica.

A tabela periódica é uma organização dos elementos químicos pelo número atômico (número de prótons no núcleo) e a estrutura eletrônica, com características comuns aos que estão na mesma coluna. Ao apresentar a tabela, Mendeleiev prevê as características de elementos ainda não descobertos com base em sua posição.

BAYER PATENTEIA ASPIRINA

    Em 1899, a companhia alemã Bayer registra a patente da aspirina, talvez o medicamento mais usado hoje no mundo, o ácido acetilsalicílico, extraído da casca do salgueiro e usado desde Hipócrates, o Pai da Medicina, na Grécia Antiga, para combater a dor e a febre.

O cientista responsável é Felix Hoffmann. Parte do trabalho é feita por um químico judeu, Arthur Eichengrun, que desaparece da história na era nazista (1933-45).

A aspirina é distribuída em pó com a recomendação de tomar um grama por dia. Em 1915, passa a ser oferecida em drágeas.

SARCÓFAGO DO FARAÓ MENINO

    Em 1924, o governo do Egito abre o sarcófago de Tutancâmon, o Faraó Menino, que governa o país de 1332-23 antes de Cristo e morre aos 18 anos.

A tumba de Tutancâmon é a mais preservada do Vale dos Reis porque nunca foi saqueada por ladrões. Em 4 de novembro de 1922, o arqueólogo britânico Howard Carter descobre a entrada do túmulo. Ele espera a vinda do financiador da expedição, Lorde Carnarvon. Ambos abrem a tumba em 26 de novembro e descobrem um tesouro.

Nenhum comentário: