quinta-feira, 7 de março de 2024

Hoje na História do Mundo: 7 de Março

NASCE MAURICE RAVEL

    En 1875, nasce em Cibouri, na França, o compositor Maurice Ravel,  conhecido por seu perfeccionismo de forma e estilo.

Filho de pai suíço e mãe basca, Joseph Maurice Ravel é de uma família que cultiva a cultura e as artes. Ele mostra interesse pela música aos 7 anos. Aos 14 anos, em 1889, entra para o Conservatório de Paris, onde fica até 1905, época em que compõe algumas de suas grandes obras. É um raro compositor que revela maturidade desde a juventude. 

Ravel é influenciado pelos compositores Claude Debussy, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Liszt e Johann Strauss. Sua obra mais famosa, o Bolero de Ravel, é a música francesa mais tocada no mundo. A composição é encomendada pela bailarina Ida Rubinstein. Estreia na Ópera de Paris em 1928.

PATENTE DO TELEFONE

    Em 1876, o inventor escocês naturalizado norte-americano Alexander Graham Bell recebe a patente do telefone. 

Graham Bell pede o registro da patente do telefone em 14 de fevereiro. Ele não gosta da nova tecnologia. Não tem um aparelho instalado em seu escritório.

Dentro dos próximos 20 anos, o telefone é aperfeiçoado até se transformar num instrumento fundamental à vida moderna. Com a invenção do transístor, em 1947, e a miniaturização dos circuitos, hoje temos telefones inteligentes que são computadores de mão, cada vez mais indispensáveis, embora possam ser substituídos em breve por instrumentos de realidade virtual.

DOMINGO SANGRENTO EM SELMA

    Em 1965, tropas do estado do Alabama atacam uma marcha de 600 pessoas na cidade de Selma em protesto contra a morte de Jimmie Lee Jackson, um diácono negro de 26 anos, morto por um policial branco.

A marcha de 86 quilômetros ia de Selma até Montgomery, a capital do Alabama, um dos estados mais pobres, conservadores e racistas dos Estados Unidos. 

Quando os manifestantes cruzam a ponte Edmund Pettus, nos arredores de Selma, recebem a ordem de se dispersar. Momentos depois, a polícia ataca com chicotes, cassetetes e gás lacrimogêneo. Dezessete manifestantes são hospitalizados.

A violência sai na televisão e na imprensa, gerando manifestações de protesto em 80 cidades. Em 9 de março, o reverendo Martin Luther King Jr. lidera uma marcha de 2 mil pessoas na mesma ponte.

Em 15 de março, o presidente Lyndon Johnson fala na necessidade de reformar a lei eleitoral para dar o direito de voto aos negros. A Lei do Direito de Voto é aprovada cinco meses depois.

Luther King e 25 mil pessoas completam a marcha em 25 de março, sob a proteção do Exército dos EUA e do FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal norte-americana.

No ano passado, o presidente Joe Biden participou da manifestação em Selma, o que é visto como uma preparação para o lançamento de sua candidatura à reeleição em 2024. O ex-presidente Donald Trump já se lançara.

Nenhum comentário: