quinta-feira, 14 de março de 2024

Hoje na História do Mundo: 14 de Março

BALÃO NAVEGÁVEL

    Em 1899, o oficial alemão Ferdinand von Zeppelin recebe a patente nos Estados Unidos para fabricar um "balão navegável". O primeiro dirigível zeppelin voa em 2 de julho de 1900.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), a Alemanha usou zeppelins para matar mais de 500 pessoas só no Reino Unido. Depois, os zeppelins realizam voos transatlânticos regulares. Vêm várias vezes ao Brasil.

A tragéda do Hindenburg, a maior aeronave já construída, em 6 de março de 1937, com a morte de 35 pessoas em Lakehurst, perto de Nova York, é o fim da era dos zeppelins.  

RETOMADA DE SEUL

    Em 1951, durante a Guerra da Coreia (1950-53), as forças das Nações Unidas, sob o comando dos Estados Unidos, reconquistam a capital da Coreia do Sul, tomada na ofensiva inicial da Coreia do Norte.

A Coreia é dominada pelo Japão de 1910 até o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45). Em 9 de agosto de 1945, quando os EUA jogam a bomba atômica em Nagasáki, a União Soviética de Josef Stalin declara guerra ao Japão e ocupa o Norte da Península Coreana e as Ilhas Kurilas do Sul, que os japoneses chamam de territórios do Norte. Os EUA vencem o Japão e invadem o Sul da Coreia.

Com a divisão do mundo pela Guerra Fria, surgem a República Popular Democrática da Coreia, a Coreia do Norte, comunista, aliada da URSS e da República Popular da China, e a República da Coreia, a Coreia do Sul, capitalista, aliada dos EUA. Como os nomes oficiais indicam, os dois países reivindicam a soberania sobre toda a Coreia.

Em 25 de junho de 1950, o ditador norte-coreano, o Grande Líder Kim Il Sung, ordena a invasão do Sul, sob o pretexto de violação de seu território por soldados sul-coreanos, dando início à Guerra da Coreia. Na época, a URSS está boicotando a ONU em protesto porque a China Comunista não é admitida (só seria em 1971). 

Então, pela Resolução nº 83 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 27 de junho, os EUA e aliados conseguem um mandato válido até hoje autorizando o uso da força para reunificar a Coreia.

No mesmo dia, diante da ofensiva do Norte, o ditador Syngman Rhee, manda evacuar Seul e matar 100 mil supostos suspeitos de simpatizar com o regime comunista.

Em 28 de julho, o Sul dinamita pontes, mas não consegue barrar o avanço das forças do Norte, que conquistam Seul e chegam a ocupar 90% do território sul-coreano. A reconquista de Seul começa em setembro de 1950 a março de 1951.

Quando a guerra começa, o presidente Harry Truman manda a 7ª Frota dos EUA, a Frota do Pacífico, para o Estreito de Taiwan para impedir uma invasão de Taiwan pelo regime comunista de Mao Tsé-tung.

A China não quer uma Coreia com forças dos EUA junto à sua fronteira. Em 18 de outubro de 1950, o 4º Exército da China, sob o comando de Lin Piao, cruza o Rio Yalu e entra na guerra.

Há uma guerra entre EUA e China dentro da Guerra da Coreia. A China vence no sentido de que obtém seu objetivo político de evitar a presença militar norte-americana junto à sua fronteira, empurrando as forças dos EUA e aliados para baixo do paralelo 38º Norte.

Depois de mais dois anos de impasse no campo de batalha, a Guerra da Coreia chega ao fim em 27 de julho de 1953. Há um armistício. Até hoje, não há um acordo de paz definitivo. O ditador norte-coreano Kim Jong Un, neto do Grande Líder Kim Il Sung, está mobilizando o país para a guerra.  

PRESIDENTE GORBACHEV

    Em 1990, o Congresso dos Deputados do Povo elege Mikhail Gorbachev para presidente da União Soviética, cinco anos e três dias depois de ele se tornar o secretário-geral do Partido Comunista e iniciar a abertura política e a reforma econômica que acabaram com o regime e com a URSS, em dezembro de 1991.

No poder desde 1985, Gorbachev promoveu a glasnost (transparência) e a perestroika (reestruturação econômica). Acabou com o poder absoluto do PC e convocou eleições parlamentares. Mas a burocracia do partido foi refratária às reformas e a economia entrou em declínio.

Naquele ano, Gorbachev estava sob ataque tanto da velha guarda comunista quanto da vanguarda reformista liderada por Boris Yeltsin, que é eleito na primeira eleição presidencial direta da história da Rússia, em 12 de junho de 1991, resiste ao golpe da linha-dura comunista contra Gorbachev, em agosto de 1991, e lidera o processo de dissolução da URSS, em dezembro do mesmo ano.

Nenhum comentário: