quinta-feira, 7 de março de 2024

Hutis matam três marinheiros em primeiro ataque letal na guerra no mar

Três marinheiros morreram e outros quatro foram feridos ontem no primeiro ataque letal dos hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã na guerra civil do Iêmen, à navegação do Oriente Médio, desta vez no Golfo de Áden. O resto da tripulação abandonou o navio graneleiro MV True Confidence, de bandeira de Barbados e propriedade da Libéria.


 
O Exército de Israel anunciou a morte de 20 terroristas do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) em combates na cidade de Khan Yunes, a segunda maior cidade da Faixa de Gaza.

A África do Sul adverte que os palestinos da Faixa de Gaza estão à beira da fome e pede à Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas medidas adicionais contra Israel, entre elas a cessação das hostilidades e a libertação de todos os reféns e presos, além de medidas urgentes para garantir serviços básicos e ajuda humanitária para acabar com a fome. 

As doações para a Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos serão retomadas, anunciou o ministro do Exterior da Noruega, Espen Barth Eide. Muitos países suspenderam as contribuições depois que Israel acusou 12 funcionários da agência de participar do ataque terrorista de 7 de outubro. A agência em 13 mil funcionários e até agora Israel não apresentou provas que embasem a acusação. A Noruega, assim como o Brasil, nunca suspendeu a ajuda.

 

Nenhum comentário: