terça-feira, 12 de março de 2024

Hoje na História do Mundo: 12 de Março

MARCHA DO SAL

    Em 1930, o líder do movimento pela independência da Índia, Mohandas Gandhi, o Mahatma (Grande Alma), começa a Marcha do Sal, um ato de desobediência civil não violento contra o monopólio britânico do sal que vai até 6 de abril. O protesto pacífico contra a colonização do país pelo Império Britânico lhe dá projeção internacional.

O Movimento de Desobediência Civil, que vai até 1934, precisa de uma estreia de impacto para conquistar seguidores. Gandhi inicia a marcha de 395 quilômetros com 78 aliados fiéis. Muitos indianos se juntam a eles ao longo do caminho.

Por influência do escritor russo Leon Tolstoy, com que se corresponde, Gandhi vira ativista da desobediência civil, um conceito do escritor e naturalista norte-americano Henry David Thoreau, que se nega a pagar impostos para não financiar a Guerra Mexicano-Americana (1846-48), quando os EUA tomam mais de 40% do território do México. Sua luta pacífica inspirou o líder negro sul-africano Nelson Mandela.

A Marcha do Sal é o maior protesto contra o colonialismo britânico desde o movimento de não cooperação de 1920-22. O Congresso Nacional Indiano proclama a independência em 26 de janeiro de 1930. O movimento nacionalista ganha reconhecimento internacional e dá um impulso decisivo à luta pela independência, conquistada em agosto de 1947.

DOUTRINA TRUMAN

    Em 1947, diante de sessão conjunta do Congresso, o presidente Harry Truman (1945-53) acusa o comunismo de se basear "no terror e na opressão" e declara que "a política dos Estados Unidos deve ser apoiar os povos livres que estão resistindo a tentativas de subjugação por minorias armadas e pressões externas", uma verdadeira declaração de guerra no início da Guerra Fria.

A doutrina de segurança nacional do governo Truman se baseia na estratégia de contenção da União Soviética proposta por George Kennan, encarregado de negócios dos EUA em Moscou, no Longo Telegrama de 22 de fevereiro de 1946.

Kennan afirma que o regime soviético é insustentável e um dia vai entrar em colapso. Até lá, os EUA devem confrontar e conter o expansionismo da URSS em todas as frentes.

EXPANSÃO DA OTAN

    Em 1999, a Hungria, a Polônia e a República Tcheca se tornam países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos para conter a União Soviética durante a Guerra Fria.

A OTAN é criada em 4 de abril de 1949 em resposta ao Bloqueio de Berlim Ocidental pela URSS de Josef Stalin. No fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45), os aliados dividem a Alemanha e sua capital, Berlim, que fica no lado oriental, dominado pela URSS. 

Quando as partes ocupadas pelos EUA, a França e o Reino Unido anunciam a intenção de se unir para formar o que seria a Alemanha Oriental, Stalin decreta o bloqueio de Berlim Ocidental, proibindo o acesso rodoviário, ferroviário e hidroviário à cidade de 24 de junho de 1948 a 12 de maio de 1949 numa tentativa de expulsar os aliados ocidentais.

A resposta inicial do Ocidente é uma ponte aérea que realiza mais de 280 mil voos para levar até 4,7 toneladas de suprimentos por dia a Berlim Ocidental, com um pico de 12,9 toneladas num dia, de 26 de junho de 1948 a 30 de setembro de 1949.

A segunda resposta é a criação da OTAN. Pelo artigo 5 da Carta da OTAN, um ataque contra um é um ataque contra todos, o princípio fundamental da aliança, que tem 16 países-membros no fim da Guerra Fria.

A Hungria, a Polônia e a República Tcheca são os primeiros países do antigo Bloco Soviético e do Pacto de Varsóvia a entrar para a OTAN depois da Alemanha Oriental, que se unifica com a Alemanha Ocidental em 3 de outubro de 1990. Na era comunista, a República Tcheca era parte da Tcheco-Eslováquia, que se divide em 1993. A Eslováquia passa a fazer parte da aliança em 2004.

Com a entrada da Finlândia e da Suécia depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, a OTAN dobra o número de países-membros em relação à Guerra Fria. Por causa da Finlândia, dobra o tamanho da fronteira com a Rússia. 

A Bósnia-Herzeogovina, a Geórgia e a Ucrânia são candidatas.

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE

    Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um alerta global sobre uma doença que viria a ser batizada como síndrome respiratória aguda grave (SARS) e atinge primeiro a China, Hong Kong e o Vietnã.

A SARS é uma doença de coronavírus, causada pelo vírus SARS-CoV. Surge em novembro de 2002 na província de Cantão, na China. A doença do coronavírus de 2019 (covid-19), causada pelo vírus SARS-CoV2, também surgiu na China, na cidade de Wuhan, com o caso mais antigo rastreado a 17 de novembro de 2019. 

Com 8 mil casos e 800 mortes, a SARS teve uma letalidade de 10%. A covid-19 teve até a semana passada 695.781.740 casos confirmados e 6.919.573 mortes, uma letalidade de pouco menos de 1%, mas contaminou o mundo inteiro. Causou uma pandemia. 

MAIOR PIRÂMIDE FINANCEIRA

    Em 2009, o financista e gerente de fundos de investimento Bernie Madoff confessa a culpa por vários crimes relativos à maior pirâmide financeira da história, que chegou a ter US$ 60 bilhões.

Madoff nasce em 29 de abril de 1938 numa área judaica do bairro do Queens, em Nova York. Ele se forma em ciência política na Universidade Hofstra e estuda por pouco tempo na Faculdade de Direito do Brooklyn antes de fundar, em 1960, a Bernard L. Madoff Investment Securities junto com a mulher, Ruth, que trabalhou no centro financeiro da Wall Street até se formar em psicologia na Universidade da Cidade de Nova York.

A pirâmide financeira começa no início dos anos 1980. Madoff oferece retornos acima da média do mercado, de mais de 10% ao ano. Na verdade, remunera os antigos investidores com as aplicações dos novos e não com a renda dos investimentos.

A Grande Recessão (2007-9) e a crise financeira deflagrada pela falência do banco Lehman Brothers acabam com a fraude. Em dezembro de 2008, as operaçoes de Madoff entram em colapso. Quatro meses depois, ele admite a culpa por fraude e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. É condenado a 150 anos de prisão e morre na cadeia em 14 de abril de 2021.

O Fundo das Vítimas de Bernie Madoff consegue recuperar US$ 3,7 bilhões e pagar a 40 mil vítimas.

Nenhum comentário: