quarta-feira, 13 de março de 2024

Hoje na História: 13 de Março

CONSPIRAÇÃO CONTRA RICHELIEU

    Em 1642, durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-48), o Marquês de Cinq-Mars, Henri Coiffier de Ruzé, um aliado do rei Luís XIII, da França, assina um acordo secreto com o rei Felipe IV, da Espanha para derrubar o primeiro-ministro francês, o poderoso Cardeal de Richelieu.

Cinq-Mars é filho de um marechal amigo de Richelieu, que toma conta do menino depois que o pai morre em 1632. Richelieu o apresenta a Luís XIII. Em 1639, ele é grande amigo do rei. Richelieu não gosta da extravagância, da arrogância e da libertinagem de Cinq-Mars.

Quando o jovem percebe que Richelieu vai barrar sua ascensão política, Cinq-Mars decide se livrar dele. Com o fracasso da conspiração do Conde de Soissons em 1641, ele decide organizar sua própria conspiração e envolve o irmão do rei, Gaston, Duque de Orleans, e outros nobres. Eles planejam abrir as fronteiras e deixar a Espanha, que está em guerra com a França, invadir.

O documento do acordo com o rei da Espanha chega às mãos de Richelieu. Em 11 de junho, Cinq-Mars é preso. É condenado por traição e decapitado.

DESCOBERTA DE URANO

    Em 1781, o astrônomo inglês William Herschel observa Urano, o sétimo planeta a contar do Sol, e o escreve como "uma curiosa estrela nebulosa ou talvez um cometa" e o batizou com o nome do pai de Cronos ou Saturno na mitologia greco-romana.

Urano é o menos maciço dos planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). A olho nu, é um ponto azul-esverdeado no céu nos seus dias de maior brilho. 

É o primeiro planeta descoberto que não havia sido visto pelo homem desde a pré-história. Está a 2,9 bilhões de quilômetros de distância do Sol, 19 vezes mais longe do que a Terra e nunca chega a menos de 2,7 bilhões de km da Terra.

A composição química é semelhante à de Netuno e diferente dos gigantes gasosos Júpiter e Saturno. A atmosfera é formada basicamente por hidrogênio e hélio, contém água, amônia e metano gelados e traços de hidrocarbonetos.

É a atmosfera mais fria do Sistema Solar, com quedas de temperatura até menos -224 ºC. Tem uma estrutura complexa de nuveus. As de água ficam embaixo e as de metano em cima. O interior é formado por gelo e rochas.

CZAR ASSASSINADO

    Em 1881, um atentado a bomba cometido pelo grupo revolucionário Vontade Popular mata nas ruas de São Petersburgo Alexandre II, czar da Rússia desde 1855.

Alexandre II, um czar reformista, abole a servidão em 1861, mas rejeita qualquer mudança política e reprime com dureza os movimentos de oposição. No dia de sua morte, assina uma proclamação chamada de Constituição de Loris-Melikov, que criaria duas comissões legislativas com representantes eleitos indiretamente.

O sucessor, seu filho de 36 anos, Alexandre III,; rejeita a Constituição. Os assassinos são presos e enforcados. O grupo Vontade Popular é violentamente reprimido.

Alexandre Ulianov, irmão mais velho de Vladimir Ulianov, mais conhecido como Lenin, entra para a ala terrorista da Vontade Popular em 1886 e participa de uma conspiração para matar Alexandre III. 

A polícia desconfia que o czar será atacado quando for à igreja no aniversário da morte do pai. Em 1º de março de 1887, prende três membros do partido na Nevsky Prospekt, a principal avenida de São Petersburgo.

Ulianov, ideólogo e fabricante de bombas do grupo, é preso em seguida. No tribunal, ele faz um discurso político. Todos os conspiradores são condenados à morte. O czar só não perdoa cinco. Em 8 de maio de 1887, Alexandre Ulianov e quatro companheiros são enforcados.

O martírio do irmão é importante na decisão de Lenin de se tornar um revolucionário. Em 8 de novembro de 1917, ele toma o poder na Rússia com a vitória da Revolução Comunista. 

PAPA FRANCISCO

    Em 2013, o arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Mario Bergoglio, é eleito para em substituição a Bento XVI, o primeiro papa a se aposentar em séculos, e adota o nome de Francisco em homenagem a São Francisco, que fez voto de pobreza.

É o primeiro papa da América Latina e o primeiro da ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus, tão poderosa durante a Contrarreforma.

Francisco é um papa dedicado a questões sociais, em contraste com seus antecessores João Paulo II e Bento XVI, que acabam com a Teologia da Libertação na América Latina. Tem a missão de conter o esvaziamento da Igreja Católica e a perda de fiéis para igrejas evangélicas. Faz esforços para melhorar as relações com os outros cristãos e os que não são cristãos, inclusive os muçulmanos. Pede desculpas pela longa história de crimes de pedofilia cometidos na Igreja e reconhece os homossexuais sob o argumento de que "quem sou eu para julgar".

O papa também publicou uma encíclica manifestando preocupação com a mudança do clima. Seu papado é fortemente criticado por setores conservadores da Igreja. 

Nenhum comentário: