terça-feira, 12 de março de 2024

Netanyahu anuncia morte de alto comandante do Hamas

Sem expectativa de trégua, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou a morte do número quatro na hierarquia do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e insistiu em lançar uma ofensiva terrestre na cidade de Rafá, no extremo sul da Faixa de Gaza, para onde mais de 1 milhão de palestinos fugiram para escapar da guerra em outras regiões do território palestino. A imprensa israelense não confirmou a morte.

Os Estados Unidos queriam uma trégua de um mês, começando antes do início do Ramadã, o mês sagrado do calendário muçulmano, que neste ano começou na noite de domingo, 10 de março. Agora, os EUA negociam uma trégua de 2 a 4 dias na guerra na Faixa de Gaza, revelou um negociador egípcio, a advertiram Israel de que o ataque por terra a Rafá cruzará uma linha vermelha, ou seja, um limite inaceitável. 

O presidente Joe Biden acusou Netanyahu de estar prejudicando o Estado de Israel. Em entrevista ao canal de notícias de extrema direita Fox News, Netanyahu agradeceu ao apoio de Biden e disse esperar que se mantenha até o fim da guerra.

Os EUA voltaram a jogar ajuda de emergência de avião e o primeiro navio com ajuda humanitária saiu de Chipre com 200 toneladas de suprimentos, principalmente comida, mas ainda não está claro quem vai distribuir.

Nenhum comentário: