sexta-feira, 8 de março de 2024

Hoje na História do Mundo: 8 de Março

FIM DA DINASTIA STUART

    Em 1702, a rainha Ana se torna a última monarca da Dinastia Stuart na Inglaterra, depois de consentir que a sucessão leve ao trono a Dinastia de Hannover, por descendência de Jaime I.

Ana é filha de Jaime II, um rei católico. Em 1688, o Parlamento Britânico, de maioria protestante, convida o príncipe holandês a invadir o país e ocupar o trono na Revolução Gloriosa (1688-89).

Para pacificar o país, Guilherme III se casa com Maria, a irmã mais velha de Ana. Os dois reinam conjuntamente até a morte de Maria. Ana ascende ao trono com a morte do cunhado. Com a pouca saúde e as limitações intelectuais da rainha, os ministros governam na prática durante a Guerra da Sucessão Espanhola (1701-14).

Ana é a rainha quando a Inglaterra e a Escócia assinam o Ato de União, em 1707, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha.

REVOLUÇÃO DE FEVEREIRO

    Em 1917, uma onda de greves e protestos contra a escassez de comida e a fome irrompe em Petrogrado, hoje São Petersburgo, na época a capital da Rússia, e uma semana depois o czar Nicolau II, o Sanguinário, abdica, pondo fim a séculos do império czarista e a mais de 300 anos da Dinastia Romanov, no que se conhece como Revolução de Fevereiro porque na época o país adotava o calendário juliano, que marcava 23 de fevereiro.

Com sol, céu aberto e cinco graus abaixo de zero, dezenas de milhares de trabalhadores, na maioria mulheres, tomam as ruas de Petrogrado numa marcha iniciada pelas operárias da indústria têxtil para exigir "pão e paz". Por isso, 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Alguns grupos cantam a Marselhesa, o Hino da Revolução Francesa.

As graves se alastram. Cerca de 200 mil trabalhadores param de trabalhar e começam a confraternizar com soldados do Exército da Rússia, humilhado pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-18). Um protesto reúne 200 mil pessoas.

Nicolau II manda a polícia atirar. Cerca de 200 pessoas morrem. Três regimentos de elite se amotinam, atacam o arsenal, pegam 40 mil fuzis e marcham até a cadeia, onde libertam os presos políticos. Em meio à rebelião, o chefe de polícia é morto.

Quando os quartéis se amotinam, em 12 de março (27 de fevereiro pelo calendário juliano), o czar nem responde. A czarina Alexandra visita o túmulo do mago sinistro que era uma eminência parda na corte russa, o Rasputim, assassinado em dezembro. 

Rasputim previa que, se morresse, Nicolau II cairia em seis meses. Bastaram dois meses. Os ministros são presos numa fortaleza. O czar abdica na noite de 15 de março.

O primeiro líder comunista a chegar a Petrogrado, em março, é Josef Stalin, que está preso na Sibéria quando a revolução começa. Vladimir Lenin pass a guerra exilado na Suíça. Para chegar à capital russa, em abril, recebe um salvo-conduto da Alemanha, o que leva a acusações de que seria um "agente alemão". Leon Trotsky está em Nova York. Volta em maio.

Em 25 e 26 de outubro (7 e 8 de novembro pelo calendário atual), os bolcheviques dão um golpe, derrubam o governo provisório do primeiro-ministro Alexander Kerensky, deflagram a Revolução de Outubro, Revolução Bolchevique ou Revolução Comunista – e tomam o poder na Rússia.

Para tirar o país da guerra, em 3 de março de 1918, os bolcheviques assinam o Tratado de Paz de Brest-Litovsk com a Alemanha e o Império Austro-Húngaro.

Na noite de 16 para 17 de julho de 1918, os comunistas matam o czar, a czarina, os filhos e servidores da família em Ecaterimburgo.

QUEDA DE RANGUM

    Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), o Império do Japão toma Rangum, a capital da Birmânia (hoje Mianmar), então parte do Império Britânico. No mesmo dia, as Índias Orientais Holandesas (hoje Indonésia) se rendem.

O Japão toma a região chinesa da Manchúria em 1931 e invade o resto da China em 1937, dando início à Guerra do Pacífico antes do início da guerra na Europa. O Japão toma a Indochina Francesa (hoje Laos, Camboja e Vietnã) em 1940. 

Em 7 de dezembro de 1941, bombardeia a Frota do Pacífico dos Estados Unidos em Pearl Harbor, no Havaí, e os EUA entram na guerra. No dia seguinte, ataca a Malaia (hoje parte da Malásia). O Japão invade as Índias Orientais Holandes (hoje Indonésia) em 10 de janeiro de 1942.

O principal objetivo do Japão ao tomar o Sudeste Asiático é conseguir as matérias-primas que não tem, mas invade a Indochina Francesa para cortar o suprimento de ajuda militar à resistência chinesa e faz o mesmo na Birmânia para cortar a ligação ferroviária entre o porto de Rangum e a província de Yunnan, na China.

BOEING DESAPARECE NO ÍNDICO

    Em 2014, o voo 370 da Malaysia Airlines sai da rota Kuala Lumper-Beijim e desaparece misteriosamente no Oceano Índico. Uma grande operação de busca é suspensa em 2017.

O voo, com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo, em vez de seguir rumo à capital da China, dá meia volta quando sobrevoa o Golfo da Tailândia e segue rumo ao Oceano Índico. Em 24 de março, o governo da Malásia anuncia que o Boeing 777 caiu no mar.

De acordo com imagens de satélites, com todos os sistemas de comunicação desligados, o avião sobrevoa o Índico até ficar sem combustível e cair no mar. O avião tinha 53.464 horas de voo e havia passado por manutenção preventiva 10 dias antes, quando não foi encontrado nenhum problema.

Meses depois, alguns destroços são encontrados na ilha de Madagascar, para onde foram levados por correntes marinhas.

Vários hipóteses são suscitadas. O piloto seria um extremista muçulmano que resolve se suicidar e leva todo o avião junto. Um sequestro sem reivindicação nem pedido de resgate. A família dele rejeita esta hipótese. Ele precisaria da ajuda do copiloto. As baterias de lítio podem superaquecer e causar um incêndio. Uma falta de oxigênio a bordo causa uma letargia coletiva e todos morrem dormindo.

Só a primeira hipótese, de suicídio do piloto, ou um sequestro explica o desvio da rota em 180 graus para sair do Golfo da Tailândia e do Mar do Sul da China para a imensidão vazia do Índico. 

Nenhum comentário: