DERROTA DE NAPOLEÃO
Em 1814, as forças europeias aliadas (Áustria, Rússia, Prússia, Suécia, Reino Unido, Espanha e Portugal) contra o imperador Napoleão Bonaparte, um dos maiores generais de todos os tempos, invadem Paris, acabando com uma década de domínio da França sobre o continente.
Napoleão Bonaparte nasce em Ajácio, na Córsega, em 15 de agosto de 1769, dois anos antes da ilha passar a fazer parte da França. É eleito primeiro cônsul da França aos 30 anos, em 12 de dezembro de 1799, acaba com a Revolução Francesa e assume o controle do Estado em 1800. Em 2 de dezembro de 1804, obriga o papa Pio VII a coroá-lo imperador.Em 1807, Napoleão comanda um império que se estende por quase toda a Europa, invade Portugal e a família real portuguesa foge para o Brasil. Toma a Espanha no ano seguinte.
Seu grande erro é a desastrosa invasão da Rússia, em 1812, onde sofre as primeiras derrotas importantes. O Duque de Wellington liberta a Espanha e, em 1814, Napoleão sofre uma derrota total. Seus inimigos entram em Paris.
Napoleão abdica em 11 de maio de 1814 e vai para o exílio na Ilha de Elba. Em 28 de fevereiro de 1815, ele foge com 700 homens, retoma o poder na França, em 20 de março, e governa por 100 dias até a derrota final na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em 18 de junho do mesmo ano.
Preso e exilado, morre seis anos depois, em 5 de maio de 1821, na Ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico.
NASCE VERLAINE
Em 1844, Paul Marie Verlaine, um dos maiores poetas do simbolismo francês, nasce em Metz, na França. Com Charles Baudelaire e Stéphane Mallarmé, formava o grupo dos decadentes.
Aos 22 anos, em 1866, ele lança seu primeiro trabalho, Poemas saturninos. Sua vida muda em setembro de 1781, quando Verlaine conhece o poeta Arthur Rimbaud, com quem tem uma relação amorosa tumultuada e errante pela Inglaterra e a Bélgica.
Depois de ferir o que chama de "meu marido infernal" com um revólver, Verlaine é preso por dois anos, quando busca refúgio na sua formação católica. De volta à liberdade, publica Sabedoria (1880), Jadis et Naguère (1884) e Paralelo (1889).
Com a saúde debilitada pelo abuso do álcool, Verlaine morre aos 51 anos em 8 de janeiro de 1896.
NASCE VAN GOGH
Em 1853, nasce em Zundert, nos Países Baixos, Vincent van Gogh, um dos pintores mais importantes da história.
Hoje, Van Gogh é celebrado mundialmente como um gênio da pintura. Mas, durante sua vida, só vendeu um quadro. Era uma alma torturada e um grande artista que lutava contra a fome.
Ele só decide se tornar um artista em 1880. Seus primeiros quadros, como Os Comedores de Batatas, são escuros e sombrios. Refletem a miséria dos pequenos agricultores holandeses. Ele vai para Londres de 1873 a 1875 e de lá vai para Paris.
Seus pintores de referência são os holandeses Rembrandt e Frans Hals. Com Paolo Veronese e Engène Delacroix, Van Gogh descobre a importância da cor em si mesma.
Em 1886, ele vai morar em Paris com o irmão Theo, um marchand que o apresenta a pintores como Paul Gauguin, Georges Seurat, Camille Pissarro e Henri de Toulouse Lautrec. Van Gogh muda de estilo e passa a usar cores vivas. Em 1888, aluga uma casa em Arles, no Sul da França, para criar uma colônia de artistas. Gauguin ficou lá por dois meses.
Durante uma discussão entre os dois, Van Gogh ameaça o amigo com uma faca antes de se mutilar. Van Gogh é hospitalizado em Arles e internado num hospício em Saint Rémy por um ano, um período em que oscilou entre a loucura e grande criatividade, e pintou Íris e Noite Estrelada.
COMPRA DO ALASCA
Em 1867, William Seward, secretário de Estado norte-americano nos governos Abraham Lincoln (1861-65) e Andrew Johnson (1865-69), assina a compra do Alasca da Rússia por US$ 7,2 milhões, cerca de 5 centavos por hectare.
A Rússia ofereceu várias vezes aos Estados Unidos seu território na América do Norte, mas a transação foi adiada pela Guerra da Secessão (1861-65). Em dezembro d 1866, o embaixador russo nos EUA, Barão Eduardo de Stoeckl, recebe orientação do czar Alexandre II para abrir negociações.
O custo e as dificuldades de enviar suprimentos ao território davam prejuízo à Rússia, endividada depois da derrota na Guerra da Crimeia (1853-56). As negociações começam em 11 de março de 1867 e são concluídas no dia 29. No dia 30, Johnson apresenta o acordo ao Congresso. O Senado ratifica o tratado em 9 de abril.
Vários jornais protestam contra o que chamam de "loucura de Seward", "Geleira de Seward" ou "jardim de ursos polares de Andrew Johnson". A transferência de soberania acontece em 18 de outubro de 1867.
A descoberta de ouro em 1896 provoca uma onda migratória. Desde a maior corrida do ouro da história da América, o Alasca, rico em recursos naturais, contribui para a prosperidade dos EUA.
FRANÇA DOMINA O MARROCOS
Em 1912, o sultão Abdal Hafide assina o Tratado de Fez e cede soberania do Marrocos à França, que transforma as regiões central e sul do país no Protetorado Francês do Marrocos.
Como parte do tratado, a Alemanha reconhece as áreas de influência da França e da Espanha no Marrocos. Em troca, recebe a colônia do Congo Francês, hoje República do Congo, e uma parte da África Equatorial Francesa que transforma em Camarões. A Espanha fica com o território que se converte no Marrocos Espanhol.
NASCE UM DEUS DO ROCK
Em 1945, Eric Clapton, cantor, compositor e um dos maiores guitarristas de história, que toca nas bandas Yardbirds, The Cream e Blind Faith antes de fazer uma magnífica carreira solo, nasce em Ripley, no Condado de Surrey, na Inglaterra.
Clapton é filho de mãe adolescente com um soldado canadense estacionado no Reino Unido durante a guerra que volta para sua mulher no Canadá antes de Eric nascer. Ele é criado pelos avós. Ele começa a tocar guitarra na adolescência e estuda no Kings College of Arts. Em 1963, entra para os Yardbirds,
Nenhum comentário:
Postar um comentário