A Força Aérea de Israel lançou hoje uma segunda onda de ataque contra 12 alvos sírios e iranianos dentro do território da Síria depois da infiltração de um drone do Irã penetrou no espaço aéreo israelense. Um caça-bombardeiro F-16 de Israel foi abatido. O Irã advertiu que "a era dos ataques israelenses acabou."
O governo de Israel chamou a infiltração de aeronaves não tripuladas "uma violação regular e séria da soberania israelense" e responsabilizou o Irã. Em resposta, a aviação israelense "alvejou o sistema de defesa antiaérea síria e alvos iranianos na Síria. Doze alvos, inclusive três baterias antiaéreas e quatro alvos iranianos que fazem parte do aparato militar do Irã na Síria, foram atacados."
Durante os bombardeios aéreos, 15 a 20 mísseis antiaéreos foram disparados. Um avião israelense caiu. Os dois pilotos ejetaram os acentos. Um está gravemente ferido.
"Os sírios e iranianos estão brincando com fogo", declarou o coronel Jonathan Conricus, porta-voz militar de Israel. "Vamos cobrar um preço alto", mas "não temos interesse em escalar a situação".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário