quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Cyril Ramaphosa é eleito e empossado presidente da África do Sul

Em votação simbólica boicotada pela oposição na Assembleia Nacional, o Congresso Nacional Africano (CNA) elegeu hoje seu líder, Cyril Ramaphosa, como novo presidente da África do Sul em substituição a Jacob Zuma, que renunciou ontem sob a pressão de centenas de acusações de corrupção.

A alta cúpula do CNA exigiu a renúncia de Zuma na terça-feira, depois de uma reunião de 13 horas, ameaçando destituí-lo através de um voto de desconfiança do Parlamento, que elege o presidente sul-africano.

Zuma, um militante contra a ditadura de minoria branca e o regime segregacionista do apartheid, esteve preso com Nelson Mandela na prisão da ilha de Robben. Ele começou a cair em desgraça antes de virar líder do partido.

Um processo por corrupção na compra de armas quando ele era vice-presidente foi anulado por erros de procedimento da polícia em operações de busca e apreensão em escritórios de Zuma. Assim, pôde governar o segundo país mais rico da África por nove anos.

As oposições boicotaram a eleição de Ramaphosa. Queriam a dissolução da Assembleia Nacional e a antecipação das eleições gerais previstas para 2019.

Os desafios do novo presidente são promover uma campanha anticorrupção profunda dentro do seu próprio partido e retomar a luta pelo fim das consequências sociais do apartheid. Zuma sobreviveu a oito moções de desconfiança por causa de suas ligações com a militância do CNA.

Ramaphosa precisa mostrar que o partido de Mandela ainda é uma força para promover a emancipação da maioria negra e não virou mais um movimento de libertação nacional convertido em partido único, com monopólio do poder como em tantos outros países africanos.

Nenhum comentário: