segunda-feira, 19 de junho de 2017

Terror não dá trégua a Londres e Paris

Mais um atropelamento criminoso e terrorista abalou ontem a capital britânica, desta vez em reação ao extremismo muçulmano. Darren Osborne, de 47 anos, morador de Cardiff, no País de Gales, atropelou e matou uma pessoa e feriu outras oito perto da mesquita de Finsbury Park, no Norte de Londres, que já foi um antro de pregação do jihadismo.

Aos gritos de que queria matar muçulmanos, Osborne investiu contra a multidão que saía da mesquita depois de quebrar o jejum que os muçulmanos devem observar durante o dia no mês sagrado do Ramadã. Foi salvo de ser linchado pelo imã da mesquita de uma das áreas mais vibrantes e multiculturais da capital do Reino Unido, noticiou o jornal The Guardian.

O Reino Unido foi alvo de três atentados desde 22 de março, com 35 mortes, menos da metade dos 79 mortos no incêndio de um edifício de habitação popular, a Torre de Grenfell. A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante deve explorar o atentado para estimular novos ataques.

Hoje à tarde, um homem jogou seu carro contra uma caminhonete da polícia da França, perto da Praça Marigny, no 8º distrito de Paris. O terrorista foi morto e ninguém mais saiu ferido. Dentro do carro do terrorista, um Renault Mégane branco, os agentes encontraram bombas e um fuzil de guerra.

"Mais uma vez, as forças de segurança foram visadas", declarou o ministro do Interior, Gérard Colomb, um dia depois das eleições parlamentares que garantiram ampla maioria na Assembleia Nacional ao jovem presidente Emmanuel Macron. "Isto mostra mais uma vez que o nível de ameaça continua extremamente elevado.

Desde os atentados contra o jornal satírico Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, o terrorismo matou 239 pessoas na França.

Nenhum comentário: