sábado, 3 de junho de 2017

Ataque terrorista em Londres deixa 7 mortos e 48 feridos

A Polícia Metropolitana da capital do Reino Unido fechou hoje à noite a Ponte de Londres e arredores, depois que uma caminhonete subiu a calçada quando ia no sentido Norte-Sul a cerca de 80 quilômetros por hora e atropelou vários pedestres às 22h08 (18h08 em Brasília), noticiou a televisão pública britânica BBC

É mais um caso de terrorismo com várias mortes, informou o jornal londrino Evening Standard. A polícia britânica, a Scotland Yard, confirmou há pouco as mortes de seis vítimas e três terroristas. Outras 48 pessoas saíram feridas. Pelo menos 30 foram hospitalizadas. Outra morte foi confirmada no domingo.

Depois do atropelamento, três terroristas saíram da caminhonete e esfaquearam várias pessoas, entre elas um garçon, num restaurante próximo, no mercado de Borough. É  um lugar de bares, restaurantes e bancas de venda de comida muito frequentado num sábado à noite, especialmente por jovens.

A polícia respondeu ao ataque, matou os três terroristas e isolou a área. Está desviando o trânsito e pediu aos motoristas que evitem passar por ali. A importante estação de trem e de metrô de London Bridge foi fechada. No início da madrugada pela hora local, a polícia fez duas explosões controladas.

Outro incidente foi reportado em Vauxhall, a uns 4 km de distância. A polícia investiga se há ligação entre os terroristas da ponte e do mercado e este terceiro incidente. Horas depois, concluiu que não.

O Reino Unido está em estado de alerta contra o terrorismo desde 22 de maio de 2017, quando um homem-bomba britânico de origem líbia se explodiu na saída de um show da cantora americana Ariana Grande na Arena de Manchester, matando 22 pessoas e ferindo outras 116. Foi o pior atentado terrorista no país desde as explosões que mataram 52 pessoas no sistema de transportes de Londres, em 7 de julho de 2005.

Um ataque semelhante ao de hoje aconteceu em 22 de março deste ano, quando um cidadão britânico de origem jamaicana atropelou e matou quatro pessoas e feriu outras 50 na Ponte de Westminster, no Centro de Londres. O terrorista ainda matou um guarda do Parlamento Britânico antes de ser morto pela polícia.

A primeira-ministra Theresa May convocou uma reunião de emergência do gabinete de segurança para amanhã de manhã. À noite, Ariana Grande faz um concerto beneficente em Manchester em homenagem às vítimas do ataque ao show anterior com convidados como Cold Play, Justin Bieber e Take That.

Nenhum comentário: