terça-feira, 6 de junho de 2017

Terrorista ataca policial com martelo no Centro de Paris

Um homem atacou um policial pelas costas às 16h30 (11h30 em Brasília) de hoje diante da Catedral de Notre Dame, um local muito frequentado por turistas e franceses no Centro de Paris, aos gritos de "isto é pela Síria". Ele foi baleado e está hospitalizado em estado grave. Também levava duas facas de cozinha, noticiou a televisão francesa.

De acordo com o ministro do Interior da França, Gérard Collomb, "ele se apresentou como um estudante argeliano munido de uma carta cuja autenticidade ele queria verificar. Estava munido com um martelo. Também foram encontradas com ele duas facas de cozinha. Foi com esses instrumentos muito rudimentares que atacou as forças da ordem".

A procuradoria antiterrorismo abriu inquérito. Todos os visitantes que estavam dentro da Notre Dame ficaram confinados por algum tempo. A polícia isolou a área e pediu que ninguém fosse para lá.

A França foi alvo de grandes atentados terroristas desde o ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, que publicara caricaturas do profeta Maomé, em 7 de janeiro de 2015, quando 12 pessoas foram assassinadas. Em 13 de novembro do mesmo ano, uma série de ataques coordenados deixou 130 mortos em Paris.

Em 14 de julho do ano passado, um caminhão atropelou e matou 86 pessoas durante a festa de aniversário do início da Revolução Francesa de 1789 em Nice, no Sul do país. Desde os atentados de Paris, a França vive sob estado de emergência.

Nenhum comentário: