sábado, 10 de junho de 2017

Terroristas de Londres tentaram alugar caminhão pesado

Os terroristas que mataram oito pessoas há uma semana em Londres tentaram alugar um caminhão de 7,5 toneladas para cometer o atentado. Não conseguiram porque seu meio de pagamento não foi aceitou, revelou hoje o comandante Dean Haydon, da Scotland Yard, a polícia do Reino Unido.

Na manhã de hoje, a polícia prendeu mais dois suspeitos. Outras cinco pessoas estão detidas na investigação sobre o atentado.

A caminhonete foi aluga por Khuram Butt, , um britânico de origem paquistanesa considerado o líder do grupo. Os investigadores acreditam que ele queria realizar um atentado semelhante ao de 14 de julho do ano passado, em Nice, na França, que comemorava sua data nacional, quando 86 pessoas morreram atropeladas por um caminhão.

Haydon descreveu hoje com detalhes a ação terrorista. Eles chegaram à Ponte de Londres às 21h58 (17h58 em Brasília). Deram duas voltas para reconhecer o terreno antes de partir para o ataque. Depois de atropelar pedestres na ponte, os três terroristas foram até o Mercado de Borough, onde esfaquearam outras vítimas antes de serem mortos pela polícia.

A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria do atentado, mas a polícia ainda investiga se houve alguma relação operacional do grupo com a célula terrorista.

Nenhum comentário: