sexta-feira, 9 de junho de 2017

Trump admite depor sob juramento para negar pressões sobre Comey

NOVA YORK - Em sua primeira entrevista coletiva depois do depoimento do ex-diretor-geral do FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos, James Comey, à Comissão de Inteligência do Senado, o presidente Donald Trump declarou hoje estar pronto para depor sob juramento para negar que tenha pedido o fim do inquérito sobre seu ex-assessor de Segurança Nacional, general Michael Flynn.

"Estou 100% querendo depor sob juramento", disparou Trump diante da insistência dos repórteres. "Vou dizer a ele [o procurador especial Robert Mueller] exatamente o que disse a vocês."

Comey afirmou que o presidente lhe pediu várias vezes para "deixar para lá" a investigação sobre Flynn, que Trump chamou de "um bom cara" que "não fez nada errado". Ele acrescentou que o presidente não pediu o fim do inquérito sobre a influência indevida da Rússia na eleição presidencial americana.

"Não houve conluio [com a Rússia] nem obstrução de justiça. Ele é um mentiroso que vazou informações", atacou o presidente.

Trump demitiu Comey em 9 de maio quebrando uma tradição da Casa Branca de manter distância operacional do FBI. Só um diretor-geral do FBI havia sido demitido até hoje, e por corrupção. Ele não revelou se os encontros com Comey na Casa Branca foram gravados.

Nenhum comentário: