Depois de quase três anos, o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, anunciou hoje em Bangui, a capital da da República Centro-Africana, o fim da Operação Sangaris, lançada em dezembro de 2013 para acabar com os massacres promovidos por milícias muçulmanas e cristãs depois da queda presidente François Bozizé.
A retirada de 2 mil soldados franceses acontece num momento de denúncias sobre uma nova onda de massacres no país centro-africano. Cerca de 350 militares franceses vão ficar na República Centro-Africana para dar apoio a uma missão de paz das Nações Unidas.
Com o fim da Operação Sangaris, a missão da ONU será a única responsável pela segurança no país. Quando as tropas francesas deixarem as ruas da capital, é provável que as milícias testem a capacidade de reação das tropas da ONU.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário