Além de reconquistar a Casa Branca, o Partido Republicano manteve a maioria nas duas casas do Congresso dos Estados Unidos, garantindo apoio para implementação das políticas ainda indefinidas do virtual presidente Donald Trump, informa o jornal The New York Times.
A candidata democrata, Hillary Clinton, ainda se nega a reconhecer a derrotar. Em breve discurso onde deveria ser a festa da vitória, seu chefe de campanha, John Podesta, declarou que ainda há votos sendo contados e aconselhou os militantes do partido a irem para casa.
Os partidários de Trump protestam, alegando que ele seria execrado se fizesse isso. Com seu bom desempenho nos estados-chaves, onde os dois partidos tinham chance de vencer, o magnata imobiliário deu uma ajuda importante aos candidatos do partido nas eleições para o Senado.
A partir de janeiro, a bancada republicana na Câmara dos Representantes terá 234 deputados contra 171 democratas. No Senado, serão 51 republicanos e 47 democratas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário