Diante do diálogo mediado pelo Vaticano, a Mesa da Unidade Democrática, a aliança das oposições da Venezuela, decidiu suspender a marcha até o Palácio de Miraflores convocada para 3 de novembro de 2016, informou hoje o presidente da Assembleia Nacional, deputado Henry Ramos Allup, citado pelo jornal El Nacional.
É um sinal de esperança no sucesso do diálogo, mas as posições são muito distantes para qualquer acordo viável, talvez impossível em meio a uma crise econômica com recessão de 18%, inflação de 720% ao ano e desabastecimento de mais de 80% dos produtos básicos.
A oposição aposta numa pressão internacional para a convocação de um referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro.
Ao suspender a coleta de assinaturas para realizar o referendo, o Conselho Nacional Eleitoral e a Justiça mostraram mais uma vez que as instituições venezuelanas são subservientes ao regime chavista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário