Centenas de rebeldes de diferentes grupos étnicos lançaram uma série de ataques contra postos militares do Exército de Mianmar no estado de Chã, no Norte do país, perto da fronteira com a China, reportou o jornal Myanmar Times. Outros ataques foram relatados no estado de Raquine, no Oeste de Mianmar.
A ofensiva é uma ação combinada de vários grupos rebeldes de base étnica: o Exército Nacional de Libertação Taang, o Exército Independente Kachin, o Exército da Aliança Democrática Nacional de Mianmar e o Exército Arakã.
De acordo com um porta-voz do Exército Nacional de Libertação Taang, a ofensiva rebelde é uma resposta a operações militares recentes nos estados de Chã, Kachin e Raquine. Pelo menos 900 civis fugiram das regiões conflagradas. Alguns atravessaram a fronteira com a China.
Por outro lado, o Exército Popular de Libertação da China entrou em alerta máxima, noticiou a agência Reuters.
Alguns exércitos rebeldes controlam regiões ricas em recursos naturais e resistem em ceder o poder ao governo central de Mianmar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Rebeldes de Mianmar atacam perto da fronteira com a China
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário