quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Estado Islâmico reivindica ataque a campus nos EUA

A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou ontem a responsabilidade pelo ataque que deixou onze pessoas feridas num campus da Universidade Estadual de Ohio em Columbus, nos Estados Unidos, cometido por um estudante somaliano morto pela polícia.

A tentativa de assumir a autoria apareceu na agência de propaganda do Estado Islâmico. Foi detectada pelo centro americano de vigilância de sítios jihadistas, SITE. Mas não há qualquer indicação de que a relação com o grupo terrorista vá além da inspiração ideológica.

Depois de jogar seu carro contra um grupo de estudantes, Abdul Razak Ali Artan desceu com um facão e continou atacando até ser baleado e morto pela polícia. No relato dos jihadistas, ele "realizou sua operação em resposta aos apelos para alvejar os cidadãos dos países da coalizão internacional" que luta contra o Estado Islâmico no Oriente Médio.

Na madrugada desta terça-feira, quatro feridos continuavam hospitalizados, em condições estáveis. Abdul Razak Artan deu entrevista ao jornal estudantil The Lantern em agosto reclamando da falta no campus de uma sala para os muçulmanos fazerem suas orações.

O terrorista foi descrito como um estudante reservado, que tinha receio sobre a maneira como os outros o percebiam e lamentava que os meios de comunicação produzam o que na sua opinião é uma imagem distorcida dos muçulmanos.

Nenhum comentário: