Mais de 700 brasileiros devem emigrar para Israel em 2016, um número recorde, mais de três vezes acima da média histórica de 200 por ano nos últimos 45 anos, noticiou hoje o jornal The Times of Jerusalém, citando como fonte a Agência Judaica.
"A comunidade judaica brasileira é calorosa e sionista, com fortes laços com Israel", declarou o presidente do comitê executivo da Agência Judaica para Israel, o ex-dissidente soviético Natan Sharansky, durante visita ao Brasil.
"Desde a fundação de Israel, mais de 15 mil judeus brasileiros imigraram para Israel, contribuindo para a força e o caráter do Estado Nacional judaico", acrescentou Sharansky.
A mais longa e profunda recessão da história econômica do Brasil é um fato importante no aumento da emigração. Até três anos atrás, a média histórica era de 200 migrantes por ano. Em 2014, foram 280. No ano passado, o total subiu para 496. Neste ano, serão mais de 700.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário