A produção industrial da China registrou em novembro de 2011 sua primeira queda mensal desde fevereiro de 2009, indica o índice dos gerentes de compras, que teve uma leitura de 49 no mês passado depois de apontar 50,4 em outubro, informa o jornal inglês Financial Times. Números abaixo de 50 significam contração.
Essa queda, sob o peso da crise financeira internacional nos países ricos, explica a decisão anunciada ontem pelas autoridades chineses de reduzir em meio ponto percentual o volume de depósitos que precisam deixar guardados no banco central como garantia.
Os governos aumentam ou diminuem o percentual desses depósitos compulsórios para regular a quantidade de moeda em circulação. No caso, a China quer oferecer mais crédito para estimular a economia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário