O cabo Bradley Manning, principal acusado pelo vazamento de centenas de milhares de documentos sigilosos dos Estados Unidos divulgados pelo sítio de Internet WikiLeaks, foi considerado "mentalmente capaz" de ir a julgamento.
Ao ser classificado como "preso de periculosidade média", Manning vai sair da solitária e poderá interagir com dez outros detentos que esperam julgamento na prisão do Forte Leavenworth.
O relator especial das Nações Unidas sobre tortura, Juan Mendes, teve um pedido para visitar Manning negado pela Justiça Militar dos EUA.
Há um movimento mundial pedindo sua libertação que o apresenta como primeiro preso político da era digital.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Sobre o blogue cubano:
Eu, fiel leitor deste blogue, fui ignorado pela sua vontade de "não deturpar o estilo original" e não pude ler, pois não tive oportunidade de aprender um segundo idioma. Lamento muito não poder ter lido. Sinto-me excluído. Mas, o que posso fazer além de procurar um blogue que me dê o texto traduzido?
obs.: imagine se o Estadão ou a Folha começassem a publicar artigos sem tradução para não "deturpar o estilo original".
Mas entendi bem o recado: Você não me quer como seu leitor.
Um abraço, Nelson.
Não é uma questão pessoal. Tente ler em castelhano.
A questão é justamente esta: não sei ler esse idioma! Mas não se preocupe, procurarei outro blogue.
O objetivo deste blogue é trocar ideias com interessados em política internacional. Há vários links para línguas estrangeiras e alguns textos.
Postar um comentário