domingo, 24 de abril de 2011

Al Caeda se concentrava em Caráchi em 11 de setembro

Quando a rede terrorista Al Caeda atacou Nova York e o Departamento da Defesa dos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, sua liderança estava concentrada em Caráchi, a maior cidade do Paquistão, revelam novos documentos sigilosos americanos divulgados pela organização não governamental WikiLeaks e publicados pelo jornal The Washington Post.

O responsável pelo ataque contra o navio americano USS Cole, em 2000, no Iêmen, se recuperava num hospital da cidade depois de uma operação no joelho.

Um dos articuladores do atentado de 12 de outubro de 2002 em Báli, na Indonésia, comprava equipamento de laboratório para produzir armas biológicas.

E Khaled Cheikh Mohamed, o suposto idealizador dos ataques terroristas contra os EUA, assistia ao colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center comodamente instalado numa das casas do grupo.

Os documentos analisam a periculosidade dos 779 presos na guerra contra o terrorismo que passaram pelo centro de detenção instalado na base naval americana de Guantânamo, em Cuba, no início de 2002.


Pelo menos 150 eram totalmente inocentes, 30 sofriam de problemas mentais e oito deram depoimentos incriminando 255 detentos.

Nenhum comentário: