Depois da violenta repressão aos manifestantes que exigem democracia durante o fim de semana, com mais de 120 mortes, os Estados Unidos ameaçaram hoje impor sanções à ditadura da Síria, um país árabe ligado ao Irã e a grupos palestinos que são contra as negociações de paz com Israel.
Hoje o Exército sírio tomou a cidade de Derá, onde o movimento pela democracia surgiu no país, há cinco semanas. Mais sete pessoas teriam sido mortas.
O regime sírio justificou a operação militar, alegando que o objetivo é desarmar e prender terroristas.
No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota repudiando o "uso da força contra manifestantes desarmados" e defendendo uma solução negociada dos conflitos nos países árabes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário