A agência de classificação de risco Moody's rebaixou hoje a nota de crédito da dívida soberana da Irlanda em dois graus e manteve a indicação de que a tendência é de queda.
Ao justificar sua decisão, a agência citou a deterioração das contas públicas irlandesas. A perspectiva de crescimento econômico do país é pequena, e o custo de tomar novos empréstimos para refinanciar a dívida pública subiu depois que o Banco Central da Europa aumentou sua taxa básica de juros de 1% para 1,25% ao ano.
Os títulos da Irlanda passaram de Baa1 para Baa3, um grau acima do nível de junk bonds, os papéis podres, considerados investimentos especulativos.
Em 22 de novembro de 2010, a exemplo do acontecera com a Grécia em 23 de abril do mesmo ano, a Irlanda recorreu à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional para conseguir uma ajuda de emergência, no seu caso de 67,5 bilhões de euros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário