Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
domingo, 17 de abril de 2011
Nigéria reelege Goodluck Jonathan
Os resultados parciais da eleição presidencial realizada sábado na Nigéria apontam a vitória do presidente Goodluck Jonathan. Ele era vice-presidente de Umaru Yar'Adua, que ficou muito doente e morreu no ano passado depois de passar vários meses fora do país em tratamento médico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Nelson, levando-se em consideração que a Nigéria tem o motos do petróleo, é populosa, e o grupo Brics se destaca pela heterogeneidade dos membros, podemos dizer que os próximos da fila para o acrônico são a Nigéria e o México?
Na opinião do Jim O'Neill, que criou o termo BRIC em relatório do banco Goldman Sachs, em 2002, ao prever que Brasil, Rússia, Índia e China seriam os grandes motores do crescimento mundial na primeira metade do século, o quinto BRIC deveria ser a Indonésia.
Por razões políticas e por seu interesse nos recursos naturais da África, a China decidiu convidar a África do Sul, o que revela a intenção de transformar o grupo num instrumento de sua política externa.
O'Neill fala em outro grupo de emergentes que não são tão grandes mas estão no G-20 e serão importantes para a economia mundial, entre eles, Coreia do Sul, México e Argentina.
Postar um comentário