domingo, 17 de abril de 2011

Nigéria reelege Goodluck Jonathan

Os resultados parciais da eleição presidencial realizada sábado na Nigéria apontam a vitória do presidente Goodluck Jonathan. Ele era vice-presidente de Umaru Yar'Adua, que ficou muito doente e morreu no ano passado depois de passar vários meses fora do país em tratamento médico.

2 comentários:

Aron Dominique disse...

Nelson, levando-se em consideração que a Nigéria tem o motos do petróleo, é populosa, e o grupo Brics se destaca pela heterogeneidade dos membros, podemos dizer que os próximos da fila para o acrônico são a Nigéria e o México?

Nelson Franco Jobim disse...

Na opinião do Jim O'Neill, que criou o termo BRIC em relatório do banco Goldman Sachs, em 2002, ao prever que Brasil, Rússia, Índia e China seriam os grandes motores do crescimento mundial na primeira metade do século, o quinto BRIC deveria ser a Indonésia.

Por razões políticas e por seu interesse nos recursos naturais da África, a China decidiu convidar a África do Sul, o que revela a intenção de transformar o grupo num instrumento de sua política externa.

O'Neill fala em outro grupo de emergentes que não são tão grandes mas estão no G-20 e serão importantes para a economia mundial, entre eles, Coreia do Sul, México e Argentina.