quinta-feira, 21 de abril de 2011

Economia mundial tem ritmos diferentes

Os preços das casas estão em alta na África do Sul, na Austrália, no Brasil, no Canadá, na China, em Cingapura, em Israel e na Suécia. Estão em queda na Alemanha, na Espanha, na França, nos Estados Unidos, na Irlanda, na Itália e no Reino Unido.

É a economia mundial em duas velocidades, observa o jornal americano The Wall St. Journal, uma situação que se consolida no mundo pós-recessão. Ou, como diz Philip Suttle, do Instituto de Finanças Internacionais, "o mundo a 2 e 6: nas economias maduras, o crescimento e a inflação estão em 2%, enquanto nas economias emergentes ambas estão em torno de 6%".

Mas há outras divisões. Alguns países passaram por crises bancárias; outros, não.

"Em outros países onde o sistema financeiro não foi seriamente abalado pela crise mundial, os preços das casas subiram rapidamente", observa o presidente do Banco de Israel, Stanley Fischer.

"Quando as taxas de juros foram cortadas drasticamente para tentar evitar a recessão", acrescentou, "os juros da casa própria caíram rapidamente. As pessoas reagiram comprando casas e os preços dos imóveis subiram."

Nenhum comentário: