O presidente Barack Obama autorizou bombardeios com aviões não tripulados na Líbia para tentar conter a contraofensiva das forças do coronel Muamar Kadafi, que estão atacando Missurata, a terceira maior cidade do país e a mais próxima da capital em poder dos rebeldes, confirmou hoje o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.
Dois fotógrafos com prestígio internacional foram mortos ontem na Batalha de Missurata, onde os rebeldes dizem estar levando vantagem. Em sua última mensagem no Twitter, Tim Hetherington, disse estar sob fogo cerrado na cidade: "Não há nenhum sinal da OTAN".
Desde 31 de março de 2011, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) assumiu o controle da intervenção militar iniciada em 17 de março de 2011, com autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para "proteger a população civil" líbia. Mas a poderosa a aliança atlântica, liderada pelos EUA, foi incapaz até agora de tirar as forças de Kadafi de combate.
Hoje os rebeldes anunciaram ter tomado um posto na fronteira com a Tunísia, para onde teriam desertado soldados líbios.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário