Os países emergentes, inclusive o Brasil, rejeitaram um plano do Fundo Monetário Internacional para orientar os esforços para controlar os grandes fluxos de capitais que estão entrando em suas economias, por considerar que mais restringem suas ações do que ajudam.
"Somos contra qualquer diretriz, marco regulatório ou código de conduta que tente restringir direta ou indiretamente as respostas políticas dos países que enfrentam aumentos crescentes nos fluxos de capital volátil", declarou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante reunião do Comitê de Coordenação do FMI.
Mantega disse que os equilíbrios seriam resolvidos se todos os países do Grupo dos Vinte adotassem regimes de câmbio flutuante.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário