Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Nelson, você levantou uma dúvida: os rebeldes são civis? militares não são...
Os rebeldes da Líbia são civis. Não tem treinamento militar.
Sim, mas a questão é: a partir do momento que tocam em armas, não deixam de ser civis? Pergunto isso para saber se a Otan tem ou não a obrigação de protegê-los. Os civis, sim, devem ser protegidos. E os rebeldes?
Só vão deixar de ser civis quando participarem de uma milícia minimamente organizada. A justificativa da intervenção foi evitar um massacre de civis e rebeldes pelas forças de Kadafi.
Depois que o ditador desqualificou os manifestantes, chamando-os de ratos e baratas, indicou a intenção de esmagá-los. Assim, treinar e armar os rebeldes, e lhes dar cobertura aérea, são maneiras de equilibrar as forças no campo de batalha e obrigar Kadafi a negociar.
Ele não negocia por não se sentir ameaçado.
Postar um comentário