Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, neste ano, as dívidas públicas dos países vão superar 100% de toda a riqueza que produzem num ano, advertiu hoje o Fundo Monetário Internacional, que criticou a demora dos Estados Unidos de atacar o desequilíbrio nas contas públicas.
O déficit público dos EUA deve chegar a 11% do produto interno bruto, toda a riqueza que o país produz num ano, descontadas as importações. A dívida pública federal vai para 90% do PIB.
Se forem incluídas as dívidas dos governos locais e de empresas estatais como Freddie Mac e Fannie Mae, o total sobe para 124%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário