O ditador da Líbia, Muamar Kadafi, aceitou hoje um plano de paz apresentado por uma delegação da União Africana em Trípoli, anuncia o sítio de Internet da TV árabe Al Jazira. A proposta prevê um cessar-fogo, a distribuição imediata de ajuda humanitária e "o diálogo entre as partes na Líbia.
A missão da UA chegou hoje à capital líbia, sob a chefia do presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz. Também fazem parte os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma; do Congo (antigo Congo Francês), Denis Sassou Nguesso; do Máli, Amadou Touré; e de Uganda, Yoweri Museveni.
Ao receber a delegação africana, Kadafi apareceu pela primeira vez diante da mídia internacional em semanas, no complexo presidentecial de Bab al-Aziziyah.
Essa renovada disposição do ditador para negociar acontece no momento em que as forças aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) voltam a atacar suas forças, que avançavam para retomar a cidade de Ajdábia, em poder dos rebeldes que lutam para derrubá-lo.
Pelo menos 25 tanques de Kadafi foram destruídos, 14 em Missurata e 11 em Ajdábia. Quatro rebeldes morreram na batalha de Ajdábia, de onde se erguiam colunas de fumaça.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário