Num sinal de que acredita que o país melhorou as condições para saldar sua dívida pública, a agência de classificação de risco Fitch elevou a nota de crédito do Brasil de BBB- para BBB.
É o primeiro aumento desde 2008, quando a Fitch deu ao Brasil grau de investimento aos títulos da dívida pública brasileira. Ainda faltam oito níveis para o Brasil atingir o nível mais alto, AAA.
O grau de investimento é importante. Nos Estados Unidos, os fundos de pensão são proibidos de aplicar dinheiro em papéis sem grau de investimento, considerados especulativos.
A Fitch justificou a elevação da nota com base na expectativa de crescimento sustentável de 4% a 5% ao ano da economia do Brasil. Para 2011, a previsão da Fitch é de expansão de 4%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário