A oposição republicana vai eleger mais de 218 deputados, indicam as projeções. Terá maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nos próximos dois anos, acaba de prever a rede de televisão americana CNN.
É uma grande derrota para o presidente Barack Obama, que terá grande dificuldade em aprovar seus projetos no Congresso.
O deputado John Boehner deve ser o novo presidente da Câmara, o terceiro cargo mais importante do país, substituindo a deputada californiana Nancy Pelosi, um dos principais alvos dos conservadores na campanha eleitoral.
Serão tempos difíceis para Obama. Os republicanos prometem revogar a reforma da saúde, cortar gastos e asfixiar o governo. No governo Clinton, um impasse em torno do orçamento chegou a paralisar o governo federal dos EUA. Há grande chance de que isso se repita.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário