A Justiça da Itália condenou ontem a penas de até oito anos de prisão 22 agentes da Agência Central de Inteligência (CIA) e um coronel da Força Aérea dos Estados Unidos pelo sequestro do líder extremista muçulmano egípcio Hassan Mustafá Ossama Nasser.
Abu Omar, como ele era mais conhecido, foi detido em plena luz do dia, em Milão, em fevereiro de 2003, e levado para o Egito, onde foi torturado.
Esse foi o primeiro julgamento dos voos clandestinos da CIA, usados pelo serviço de espionagem dos EUA para levar suspeitos na guerra contra o terrorismo para países que toleram a tortura.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário